Após desgaste pela PEC da Blindagem, presidentes do Senado e da Câmara aparecem juntos durante posse no STF
Hugo Motta e Davi Alcolumbre - Foto: Jonas Pereira/Agência SenadoO presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), publicou nesta segunda-feira (29) uma foto ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), durante a posse do ministro Edson Fachin na Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Já no STF, ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, meu amigo Hugo Motta, para a posse do ministro Edson Fachin na Presidência da Corte”, escreveu Alcolumbre na legenda da postagem em suas redes sociais.
A publicação acontece em meio a especulações sobre um suposto desgaste entre Câmara e Senado após a tramitação da PEC da Blindagem. O texto foi aprovado por ampla margem na Câmara, mas acabou sendo enterrado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
Nos bastidores, líderes partidários da Câmara reclamaram que a ‘Casa Baixa’ teria ficado com o ônus da aprovação da PEC, enquanto os senadores saíram fortalecidos politicamente por rejeitarem a proposta. Deputados também apontaram uma possível quebra de acordo entre as duas Casas na condução da matéria.
A foto divulgada por Alcolumbre ao lado de Hugo Motta é interpretada como um gesto de aproximação institucional, em um momento de tensão no relacionamento entre Câmara e Senado.
Autoridades presentes na cerimônia
A posse de Edson Fachin como presidente do STF contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), além de ministros do governo e lideranças políticas. O ministro Alexandre de Moraes foi empossado como vice-presidente da Corte.
Por


0 Comentários