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Início da cobrança da Zona Azul de João Pessoa é adiado; veja nova data

 

Informação foi confirmada, nesta segunda-feira (25), pelo representante do consórcio responsável pelo serviço, Hoffmann Barbosa

O período educativo do novo sistema rotativo de estacionamento, o Zona Azul Digital JP, foi adiado. A informação foi confirmada, nesta segunda-feira (25), pelo representante do consórcio responsável pelo serviço, Hoffmann Barbosa.

Com isso, a cobrança que teria início nesta quarta-feira (27), foi transferida para o dia 8 de setembro.

“Foi um entendimento mútuo que, mesmo com a adesão que já está havendo, seria importante estender o prazo para maximizar o alcance da campanha.”, disse ao Portal Correio.
Implantação

O sistema entrou em funcionamento no dia 13 deste mês e está, desde então, em período educativo , no qual não haverá aplicação de penalidades, apenas orientações, para que os motoristas se adaptem à nova tecnologia e ao funcionamento da Zona Azul Digital.

Vagas disponíveis – Nesta primeira etapa, foram disponibilizadas 1.385 vagas, sendo 961 para carros, 305 para motos, 54 exclusivas para pessoas idosas, 49 para pessoas com deficiência (PCDs), 11 para operações de carga e descarga, 3 para veículos de turismo e 2 para transporte de valores. As vagas estão distribuídas nas principais ruas do Centro e da Orla. Para conferir a lista completa de ruas, acesse o Diário Oficial através do link:

https://www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2025/08/2025_Diario_830_SUPLEMENTO.pdf.

Como pagar – O sistema conta com 19 parquímetros eletrônicos, que aceitam moedas, cartões de débito e crédito, PIX e cartão pré-pago do próprio sistema. A operação funciona pelo modelo pay by plate (pagar pela placa e vaga), não sendo necessário deixar tíquete no painel do veículo. O motorista digita a placa e a vaga diretamente no equipamento, que possui monitor gráfico colorido e interface intuitiva.

Além dos parquímetros, o usuário poderá emitir e renovar seu tíquete de forma prática pelo aplicativo RekPay, disponível gratuitamente para Android e iOS. A plataforma permite estender o tempo de uso (até o limite de 2 horas no Centro), pagar tarifas de pós-utilização, localizar vagas disponíveis e até traçar rotas por aplicativos como Waze e Google Maps.

Fiscalização – A fiscalização será feita por videomonitoramento, por meio de veículos elétricos equipados com câmeras, que percorrerão as vias coletando dados em tempo real, garantindo uma operação mais ágil e precisa.

Monitoramento – O perímetro do estacionamento rotativo contará com monitores, devidamente fardados, para orientar e auxiliar os usuários e acompanhar o uso das vagas.

Funcionamento e tarifas – O estacionamento rotativo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. O valor para carros é de R$ 1,50 (30 min) até R$ 6,00 (120 min) e, para motos, de R$ 0,75 (30 min) até R$ 3,00 (120 min). Após o limite de permanência ou ausência de tíquete, aplica-se a Tarifa de Pós-Utilização: R$ 30,00 (carros) e R$ 15,00 (motos).

O usuário terá até 10 minutos após estacionar para emitir o tíquete. Caso ultrapasse esse prazo sem regularizar, estará sujeito à notificação e, posteriormente, às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

Tarifa de Pós-Utilização – Caso o usuário estacione sem o pagamento prévio do tíquete de estacionamento, ainda terá uma segunda oportunidade, fazendo uso da Tarifa de Pós-Utilização (TPU). A TPU será impressa e deixada no para-brisas dos veículos encontrados sem pagamento, indicando que o usuário tem até 10 minutos para adquirir um tíquete e regularizar o seu estacionamento. Adquirindo um tíquete de qualquer valor, automaticamente a TPU será anulada.

O que pode fazer:Renovar o tíquete de estacionamento sempre que ainda restar tempo de permanência na vaga;
Utilizar o tíquete comprado em outra vaga de estacionamento pelo tempo adquirido restante;
Mudar de vaga e emitir um novo tíquete no mesmo setor para continuar estacionado após o tempo máximo de permanência ser excedido.

O que não pode fazer:Estacionar sem emitir o tíquete ou com o tíquete vencido;
Permanecer na mesma vaga após o tempo máximo de permanência;
Estacionar em vagas destinadas a outro tipo de veículo (Ex: estacionar carro em vagas de moto e vice-versa);
Estacionar em vagas reservadas para idosos e PCDs sem o uso do cartão de identificação.

Canais de atendimento – Além dos parquímetros e aplicativo, o serviço pode ser acessado no Centro de Apoio aos Usuários (Av. Eurípedes Tavares, 289 – Centro), pelo WhatsApp 0800-644-1690, no site zonaazuldigitaljp.com.br e, em breve, em pontos de venda credenciados.


Fonte da reprodução

https://portalcorreio.com.br/inicio-da-cobranca-da-zona-azul-de-joao-pessoa-e-adiado-veja-nova-data/

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