
Para garantir a segurança alimentar da população e prevenir riscos à saúde, a equipe da Vigilância Sanitária de João Pessoa está realizando ações educativasMilho (Foto: Kleide Teixeira / PMJP_
Com a chegada das festas juninas, o consumo de comidas típicas feitas a partir do milho aos quatro cantos do Nordeste. Para garantir a segurança alimentar da população e prevenir riscos à saúde, a equipe da Vigilância Sanitária de João Pessoa está realizando ações educativas e repassando orientações sobre os principais cuidados que devem ser adotados no momento da compra desses produtos.
De acordo com o gerente da Vigilância Sanitária da capital, Victor Viana, é fundamental que os consumidores fiquem atentos à qualidade do milho e dos alimentos preparados com ele.
“Ao comprar milho, deve-se observar se a casca está verde, úmida e bem aderida à espiga, além de verificar se os grãos são firmes, cheios e com coloração amarela uniforme”, destacou.
Victor alerta ainda para sinais que podem indicar contaminação ou deterioração do produto.
“Espigas com manchas escuras, furos ou sinais de mofo devem ser evitadas, pois podem estar comprometidas por fungos ou pragas. Também é importante sentir o cheiro do milho; odores fortes ou desagradáveis indicam que o alimento não está em condições ideais para consumo”, acrescentou.
A recomendação também vale para os pratos típicos da época, como pamonha, canjica e bolo de milho.
“O consumidor deve observar a higiene do local e dos manipuladores de alimentos. O ambiente deve estar limpo e livre de insetos, e os produtos precisam estar devidamente identificados, com data de fabricação e validade visíveis”, orientou o gerente.
Fonte reprodução
https://portalcorreio.com.br/vigilancia-sanitaria-da-dicas-para-compra-segura-de-alimentos-a-base-de-milho-no-sao-joao/
0 Comentários