O município de Alhandra adquiriu, com recursos próprios, equipamento OtoRead para a realização da triagem auditiva neonatal o conhecido teste da orelhinha no valor de R$ 34.100,00. O prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues e a vice-prefeita, Zilda do Varejão, já entregaram o equipamento à Secretaria Municipal de Saúde que irá disponibilizar mais um serviço na Policlínica Municipal. Quando os bebês que possuem deficiência auditiva são identificados e tratados adequadamente ainda nos primeiros seis meses de vida, com essa precisão, frequentemente são capazes de atingir o mesmo desenvolvimento de seus pares.
“Já ofertamos em nosso município o teste do pezinho e agora temos mais um serviço que com a aquisição deste equipamento estaremos oferecendo o teste da orelhinha. É com muito esforço, mas também com muita felicidade que hoje estamos entregando esse equipamento para servir a população de Alhandra. São investimentos no valor de R$ 34.100,00”, disse o prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues.
De acordo com a vice-prefeita, Zilda do Varejão, vamos poder diagnosticar cedo as perdas auditivas e poder resolver problemas com a audição no início. “As perdas auditivas são causa importante de atraso da linguagem e aprendizagem. Infelizmente, muitas vezes quando o problema começa a se tornar clinicamente perceptível, o paciente já não se encontra no momento ótimo para o tratamento. Com esse equipamento vamos poder identificar cedo e assim o paciente poderá realizar o tratamento adequado nos primeiros seis meses de vida”, disse a vice-prefeita, Zilda do Varejão.
O secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho, comemora a conquista. “É com muita alegria que recebemos esse equipamento e assim podemos divulgar que a partir de agora vamos poder oferecer também em nosso município o teste da orelhinha. Será mais um serviço disponibilizado em nossa policlínica que tão bem tem servido a população de Alhandra. Tudo graças ao trabalho com dedicação, compromisso e transparência feito pelos nossos gestores municipais que com muita garra tem cumprido com o compromisso de servir a população”, disse o secretário Harvey.
O OtoRead é um equipamento portátil de emissões Otoacústicas OAE. Com o equipamento é possível a realização de testes auditivos rápidos e confiáveis sendo possível a avaliação precisa desde recém-nascidos, crianças até adultos.
fonte: Secom
0 Comentários