Ad Code

Responsive Advertisement

Prefeito e vice-prefeita de Alhandra participam do lançamento do “Projeto Reciclo Para Todos” em parceria com a FAMUP

 


O prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, a vice-prefeita, Zilda do Varejão, o secretário municipal de Meio Ambiente, Edielson Nunes, participam hoje de um marco histórico para o município de Alhandra que foi o lançamento, em parceria com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba(FAMUP). Com eles também estavam os representantes das demais secretarias municipais, além de servidores, do presidente da Câmara Municipal de Alhandra, Severino Belmiro, e do secretário municipal de Meio Ambiente de Caaporã, Alfredo Manoel. 








O projeto tem como proposta que todos os municípios paraibanos possam garantir o desenvolvimento de ações voltadas a coleta dos resíduos sólidos, assegurando suporte especializado ao desenvolvimento das atividades laborais dos catadores de resíduos e ainda se adequando a uma importante demanda apresentada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A partir de agora, Alhandra integra o ‘Reciclo para Todos’.


“A necessidade nos obriga a ter esse gesto, que também beneficiará o meio ambiente. Sabemos que o meio ambiente é pauta em todo o mundo e em Alhandra não é diferente. Portanto estamos aqui para apoiar os catadores de lixo e que eles possam ter qualidade de vida. Todo serviço é digno, não é diferente com o catador de lixo. Estamos aqui para apoiar, para colaborar e desejar sorte e sucesso e sabemos da necessidade e da contribuição deles também, portanto a prefeitura estará sempre a disposição, para apoiar e ajudar da maneira que for necessário.  Nas próximas semanas vamos começar a coleta seletiva municipal nos órgãos públicos para que aos poucos possamos inserir esses costumes e essa nova metodologia de coleta de lixo em nossa cidade”, disse o prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues.





A vice-prefeita, Zilda do Varejão falou da importância do projeto.”Esse projeto “Reciclo Para Todos” é essencial  para alcançarmos o nosso objetivo. E vejo também que tem muitas mulheres, isso também mostra a nossa força como mulher em todos os lugares e que somos guerreiras. Parabéns a essas mulheres de nosso município que fazem parte da Cooperativa Catação. Parabenizo também a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pela iniciativa”, disse a vice-prefeita, Zilda do Varejão. 





“Esse é um projeto de inclusão social, de destino correto dos resíduos sólidos e inclusão dos catadores dentro da Lei de Resíduos Sólidos. Um projeto que conta com o apoio do Ministério Público da Paraíba, um parceiro que contribui com essas ações. É muito gratificante receber a Prefeitura de Alhandra como mais um parceiro. Todos os municípios paraibanos podem participar do ‘Reciclo para Todos’, basta procurar a Famup. O projeto é financiado pelas prefeituras por meio de convênio e veio para resolver muitos problemas”, destacou o presidente da FAMUP, George Coelho.





O projeto “Reciclo Para Todos” tem como objetivo reordenar e reposicionar a educação ambiental em Alhandra e promover nos órgãos públicos e também com a população a importância da reciclagem do lixo por meio do processo de coleta seletiva. E implantará novas ferramentas que irão garantir a participação da população no processo de coleta e reciclagem de lixo, com metas a curto e longo prazo de benefício à população e ao meio ambiente.


Representando o Ministério Público da Paraíba (MPPB), o promotor José Farias, entusiasta do projeto, defendeu a importância da implementação do ‘Reciclo para Todos’ em outros municípios. “São ações como essa que vão garantir a preservação do meio ambiente. É preciso que mais municípios se unam a essa iniciativa de implementação de uma coleta segura e eficaz dos resíduos sólidos”, disse.





“O projeto tem por objetivo a coleta seletiva, na qual já estamos iniciando nas repartições públicas. Já realizamos uma reunião com os administradores dessas repartições justamente pensando na implantação da coleta seletiva. E vamos realmente começar nas próximas semanas. Estaremos disponibilizando os recipientes com as orientações quanto ao descarte correto do lixo  e orientar também os servidores para que façam a separação desses resíduos de forma correta e assim a cooperativa dos catadores possam fazer o recolhimento desse material.  É um projeto que se inicia aqui com os catadores e depois vamos fazer o diagnóstico familiar de todos para que possam ter conhecimento do poder econômico de cada catador como escolaridade e condições de vida. Para que o município possa fazer o convênio e  cumprir a sua parte com a contribuição para com os catadores”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Edielson Nunes.  





O assessor técnico da Famup Normando Vitorino Normando, realizou uma palestra a contribuição que dará o projeto aos catadores e a população de Alhandra. “O projeto Reciclo para todos chega para o município de Alhandra com o objetivo de impulsionar as ações que já são desenvolvidas no município, na perspectiva da coleta seletiva e no manejo e tratamento correto que preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos porque é uma preocupação de todo cidadão, de todo brasileiro. A prefeitura de Alhandra se solidarizou trazendo como parceiro desta questão a FAMUP e o Ministério Público e equacionando os problemas na figura importantíssima do catador, uma vez que o catador exerce um papel de destaque e relevância, no tocante a coleta seletiva e os cuidados ambientais. O trabalho é evitar chegar resíduos aos afluentes impedindo a contaminação do lençol freático, os mares e os oceanos. A FAMUP foi idealizadora do projeto  ‘Reciclo Para Todos’  e a Prefeitura de Alhandra viu uma oportunidade de beneficiar a população e o meio ambiente. Parabéns ao prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues e ao secretário de Meio Ambiente, Edielson Nunes pela sensibilidade para a necessidade de implantação da coleta seletiva e tornar efetiva esta ação”, disse Normando.


Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement